Boas práticas de gestão financeira são essenciais para uma empresa ter vida longa no mercado. Independente da atividade desempenhada, ter as finanças da companhia em ordem é fundamental para que o negócio prospere e tenha sucesso. Porém, uma gestão financeira de excelência é bem mais do que estar em dia com as contas a pagar e receber e com o fluxo de caixa.
A seguir, confira quatro dicas de boas práticas financeiras:
– Saber precificar a hora do seu serviço – Muitas pessoas têm dúvidas ou medo de estar cobrando caro pelo serviço prestado. Porém, saber como precificar um serviço é fundamental para manter a lucratividade e crescimento do negócio, não importa o ramo de atividade. Antes de precificar, analise seu mercado, conheça seu cliente-alvo, entenda os custos do serviço e verifique sua margem de lucro.
– Separar a conta bancária de pessoa física da conta de pessoa jurídica – Quem não faz isso comete um erro básico muito comum nos pequenos negócios, ainda mais se forem empresas familiares. Não confunda as finanças pessoais com as corporativas. Tenha separada a conta da empresa e determine períodos e condições para retiradas.
– Ter uma reserva financeira – Ela ajuda o negócio a enfrentar os momentos de turbulências, já que imprevistos e até mesmo oportunidades podem acontecer sem aviso prévio. Tenha reservas definidas conforme o gasto que possa aparecer. Por exemplo: separe a reserva de emergência, a reserva de valor e a reserva para oportunidades.
– Registrar todas as movimentações financeiras – Isto nada mais é do que uma ferramenta para que os gestores tenham acesso a todo o dinheiro que movimenta a companhia. Faça também um estudo para redução de custos, lembre-se custo é igual a unha, tem que cortar sempre; esteja atento ao planejamento tributário; faça um planejamento financeiro a curto, médio e longo prazo e esteja em conformidade com as obrigações contábeis, fiscais e tributárias.
Fonte: Portal O Debate