A auditoria independente é uma das opções de carreira para graduados em Ciências Contábeis, com clara possibilidade de ascensão e significativa oferta de vagas no mercado.
A seguir, algumas características da profissão:
– De trainee (estagiário) a sócio: com clareza de cargos e promoções anuais, diferente de outros ramos, apenas com constância é possível se tornar sócio. A estimativa é de que 15 anos em média seja possível atingir o topo.
– Embora a tecnologia esteja cada vez mais no dia a dia dos auditores, o setor conta sempre com muitas vagas em aberto. Normalmente as firmas de auditoria fazem grandes programas de trainees e, como consequência da grande concorrência entre as empresas na busca de talentos, salários e benefícios são sempre muito atrativos.
– Formação e requisitos de quem personifica a confiança e excelência dos negócios: munidos de senso crítico, o auditor é responsável por analisar e validar os dados contábeis e fiscais de uma empresa ou instituição. É opção de graduação para aptidão à profissão especialmente o curso de Ciências Contábeis, mas formados em Administração e Ciências Econômicas também podem ser auditores.
– Geração de mulheres, em uma área majoritariamente masculina: elas são 43% do mercado de auditoria, de acordo com dados de 2021 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) – contraste com a parcela de 4,3% representada em 1950. Ocupando cada vez mais a posições imponentes e estratégicas, a porcentagem de auditoras é maior no estado de São Paulo pelo Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI).
Fonte: Jornal Contábil