Em recente boletim econômico da Serasa Experian, o patamar das empresas inadimplentes deve continuar alto também pelos próximos meses. Aliado à alta da inadimplência, aumentou também a busca por crédito. O mês de fevereiro de 2022 encerrou com 6,1 milhões de empresas brasileiras inadimplentes, segundo o documento da Serasa Experian, divulgado em maio.
De acordo com a empresa, esse número é o maior desde maio de 2020. A maior parte das empresas inadimplentes é formada por micros e pequenas empresas (MPEs), que somam 5,448 milhões de devedoras. Esse número é 0,2% maior que no mês de janeiro, quando 5, 436 milhões estavam em situação de inadimplência. Junto com a constatação do aumento de devedores, a Serasa Experian também identificou o aumento da solicitação de crédito por parte das MPEs. A busca por crédito avançou 19%,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Uma das opções para empresas que não querem entrar para as estatísticas de inadimplência e precisam se preparar para um índice do Produto Interno Bruto (PIB) que, ainda segundo a Serasa Experian, não deve crescer mais que 0,3% neste ano, é realizar uma auditoria interna e ver onde seus processos e suas contas podem ser ajustados.
O processo de auditoria irá ajudar a empresa a atingir os seus objetivos, possibilitando uma abordagem disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança. Por meio dessa avaliação, é possível identificar falhas no controle financeiro, irregularidades tributárias, inconformidades na documentação, dentre outros possíveis problemas. Com isso, é viável identificar as áreas de melhoria para alcançar níveis mais altos de sucesso no futuro da empresa.
Benefícios – Uma das principais funções da auditoria interna é avaliar, criar, adaptar e ajustar os controles internos à realidade da empresa. Além disso, garante credibilidade externa, comprovação de que os números registrados na contabilidade condizem com a realidade, identificação de pontos fortes e caminhos para potencializá-los.
Fonte: Portal Terra