Uma boa gestão financeira é essencial para o crescimento das empresas e pode ser peça chave para determinar o sucesso ou o fracasso de um empreendimento. Todas as metas da empresa passam por essa importante ferramenta, que, se utilizada de forma correta, serve como base para a tomada de decisões e transmite segurança para todas as áreas funcionais. Entretanto, se as finanças forem geridas de forma errônea, os impactos podem ser profundos.
Veja os erros mais comuns na gestão financeira:
Parte 7, 8, 9 e 10.
7. Não saber o valor patrimonial da empresa
Você sabe quanto vale a sua empresa? Somando todos os bens e produtos que estão contidos nela, qual é o valor do seu patrimônio? Só sabendo essa informação é possível analisar o quanto a sua empresa está crescendo com o passar dos anos e projetar cenários a longo prazo para que ela continue cada vez evoluindo mais.
8. Não manter registro das transações efetuadas pela empresa
Todas as transações, desde a compra de clipes de papel até a aquisição de novas máquinas, devem ser registradas de maneira correta para, ao final de certo período, poderem ser analisadas.
9. Não elaborar uma ferramenta padrão para gerir as finanças
Para que as finanças sejam registradas de maneira correta e efetiva, é necessário que seja criada uma ferramenta padrão para esse controle, mesmo que seja apenas um caderno no qual são anotadas todas as transações.
10. Não saber gerir o lucro obtido
Após um bom mês de vendas e um grande lucro obtido, é hora de reinvestir esse lucro dentro da empresa para conseguir, cada vez mais, um lucro maior. Ao investir esse dinheiro em outros fins, a saúde da empresa pode ficar comprometida.
Se através desta leitura você identificou que sua empresa possui falhas nesses 3 itens, nos procure que a Fortus Audit tem a solução.