Sabemos que cada contexto empresarial é único e apresenta suas próprias demandas, incluindo o tipo de auditoria necessária em determinado momento.
Elancamos aqui os principais tipos de auditoria que você precisa conhecer agora mesmo. Confira:
Auditoria contábil
A auditoria contábil faz a investigação de toda documentação financeira da empresa.
Esse tipo de auditoria é uma análise criteriosa para avaliar se o patrimônio está sendo gerido de acordo com os direcionamentos e conformidades. Seu principal objetivo é reduzir os índices de improbidade corporativa.
A partir dessa análise, é possível conferir se a conta das demonstrações contábeis é compatível com a situação financeira, econômica e patrimonial da organização.
Além disso, a auditoria contábil pode identificar situações que tenham prejudicado o patrimônio da empresa, por meio dos registros contábeis.
Auditoria financeira
A auditoria financeira se encarrega do trabalho com os valores, ou seja, a garantia que os registros de caixa, extratos, entradas e saídas estejam sempre em dia.
Esse processo envolve também a análise de aplicações e investimentos, buscando sempre o retorno sobre o investimento e não prejuízos para a organização.
Com essa auditoria, é possível garantir a eficiência do controle financeiro, evitar ações que comprometam o caixa da empresa, dar maior segurança aos controles internos do departamento financeiro e apresentar soluções mais adequadas, como a implementação de tecnologias no setor financeiro.