Com metas ambiciosas para a Starbucks, o novo CEO da companhia, Laxman Narasimhan, incluiu em sua estratégia de evolução da marca global um plano de economia de custos de US$ 3 bilhões e aumentos salariais para os baristas, visando dobrar a renda por hora em relação aos ganhos fiscais de 2020. Denominado “Triple-Shot Reinvention Strategy”, o planejamento prevê ainda a expansão para 35 mil lojas fora da América do Norte até 2030, com o objetivo final de alcançar 55 mil locais.
À frente da empresa há pouco mais de um ano e oito meses no cargo de CEO, já fez as ações subirem mais de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. A companhia também divulgou recentemente resultados do quarto trimestre que superaram as expectativas dos analistas, impulsionados pela forte demanda nos EUA por bebidas mais caras, levando ao aumento de 10% nas ações da multinacional nas negociações antes do mercado, em 2 de novembro. A Starbucks alcançou a marca de restaurante mais valiosa do mundo em 2023, segundo o ranking anual Brand Finance Restaurant.
Nascido e criado em Pune, na Índia, Narasimhan foi para os Estados Unidos para, com uma bolsa de estudos, estudar na escola de negócios na Universidade da Pensilvânia, onde se formou em 1993. Ele passou os últimos 30 anos liderando e aconselhando marcas voltadas para o consumidor, primeiro na McKinsey e depois na PepsiCo, antes de realizar uma reviravolta como CEO da Reckitt, empresa britânica de bens de consumo. Narasimhan é um especialista em guiar marcas globais em sua transformação para o futuro.
Fonte: Forbes